A FCO

A Fundação Christiano Ottoni – FCO foi fundada em 25 de março de 1974 e teve como instituidores os Professores da Escola de Engenharia da UFMG Hugo Luiz Sepúlveda, Cássio Mendonça Pinto, Hélio Antonini, Maurity Augusto Pereira Neves, Roberto Carneiro e Pachoal Silvestre.

O nome da fundação foi escolhido como uma homenagem ao Patrono da Engenharia Nacional o Engenheiro Christiano Benedicto Ottoni.

A Fundação é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia patrimonial, administrativa e financeira, de duração indeterminada, com sede na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, regendo-se por seu Estatuto e pelas demais legislações aplicáveis.

A FCO é uma entidade educacional de apoio a UFMG, em especial à Escola de Engenharia, reconhecida por seu Conselho Universitário, conforme estabelecido na Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994, que, para a consecução de seus fins, utiliza a estrutura física e profissional da Escola de Engenharia. Seu Estatuto é aprovado pelo Ministério Público, Promotoria de Tutela de Fundações e registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas. O registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ está sob o nº 18.218.909/0001-86 e credenciada no MEC/MCT sob o nº 033/2009, nos termos de Lei 8958. 

A FCO é auditada regularmente pela Curadoria das Fundações do Ministério Público de Minas Gerais, por auditoria independente, pelo Conselho Universitário da UFMG e por outros órgãos públicos de fiscalização, o que a obriga a estar permanentemente em dia com suas obrigações fiscais, legais e institucionais. A FCO, como uma fundação de apoio a UFMG, é devidamente credenciada pelo MCT, MEC e pelos órgãos de fomentos federais e estaduais.

 

© 2015 Fundação Christiano Ottoni - CPD / Escola de Engenharia da UFMG - STI