Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha (31) 3409-1900

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional da FCO é constituída pelos Conselhos Superiores, pela Diretoria Executiva, ocupada pelo Diretor Presidente do Conselho Diretor, pela Assessoria Jurídica, pela Gerência Geral e pelos Departamentos operacionais conforme organograma abaixo.

 

Conselhos Superiores da FCO, conforme Estatuto

Conselho Curador – Órgão superior de deliberação da Fundação que é constituído por 9 (nove) conselheiros, escolhidos dentre pessoas de ilibada reputação e identificadas com as finalidades de uma fundação de apoio, com mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, constituído por 2 docentes em exercício ou não da Escola de Engenharia da UFMG, eleitos por sua Congregação, 5 docentes em exercício na UFMG indicados por seu Conselho Universitário, 1 funcionário em exercício ou não da Escola de Engenharia da UFMG, eleito por sua Congregação da Escola de Engenharia e 1 representante de entidades científicas, empresariais ou profissionais sem vínculo com a UFMG, de livre indicação do Diretor da Escola de Engenharia da UFMG.

Membros Atuais (mandato 01/04/16 a 30/03/20):

  • Professor Ricardo Hallal Fakury – Presidente
  • Professor José Osvaldo Saldanha Paulino
  • Servidora Maria Geralda Lopes
  • Professor Cláudio Chaves Beato Filho
  • Professora Janete Lara de Oliveira
  • Professor Antonio Pinho Marques
  • Professor Paulo Roberto Cetlin
  • Professor Luiz Augusto de Barros
  • Professor Alexandre Queiroz Bracarense

Conselho Diretor – Órgão de administração e execução que é constituído por 5 (cinco) membros em exercício ou não do corpo docente da Escola de Engenharia da UFMG, com mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma reeleição, constituído 1 docente indicado pelo Diretor da Escola de Engenharia da UFMG e 4 docentes eleitos pela Congregação da Escola de Engenharia da UFMG.

Membros Atuais (mandato 01/04/16 a 30/03/20):

  • Professor Benjamin Rodrigues de Menezes – Diretor Presidente
  • Professor Geraldo Augusto Campolina França
  • Professor Antônio Neves de Carvalho Júnior
  • Professor Ramon Molina Valle
  • Professor Carlos Barreira Martinez

Conselho Fiscal – Órgão de controle interno que é composto de 3 (três) servidores em exercício da Escola de Engenharia da UFMG, com mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, eleitos pela Congregação da Escola de Engenharia da UFMG.

Membros Atuais (mandato 01/04/16 a 30/03/20):

  • Professor Roberto Galery – Presidente
  • Maria Aparecida Pacheco
  • Caroline Vilaça Torres Ferreira

Diretor Presidente – Competências:

  1. Exercida pelo membro indicado pelo Diretor da Escola de Engenharia da UFMG;
  2. Representar a Fundação, ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente;
  3. Orientar, dirigir e supervisionar as atividades administrativas e financeiras da Fundação, obedecida as orientações estabelecidas pelos Conselhos Curador e Diretor;
  4. Zelar pelo bom funcionamento das atividades da Fundação.

Corpo Administrativo da FCO

Responsável pela gestão administrativa e financeira dos contratos, convênios, ajustes e parcerias ou outros instrumentos congêneres firmados com a Fundação.

Gerência Geral

Setor responsável por gerenciar todos os processos administrativos, financeiros e contábeis, atuando ativamente na execução das decisões do Diretor Presidente da Fundação. O setor responde também pelo desenvolvimento e capacitação do corpo de funcionários e a integração das atividades de todos os departamentos que compõem a estrutura organizacional da fundação. Além do mais, responde pela comunicação interna e externa da Fundação.

Assessoria Jurídica

Setor responsável pela postulação e defesa nos órgãos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, do Poder Executivos e setores administrativos, bem como as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídica em benefício da FCO. Responsável também pela emissão de pareceres e orientações referentes aos instrumentos legais, bem como na prática de atos estatutários e de assuntos que possam implicar obrigações para a Fundação. 

Departamento Contábil e Financeiro

O setor contábil é responsável pelos lançamentos das despesas e receitas segundo classificação contábil. Também é responsável por elaborar os balancetes e os demonstrativos de resolução de cada exercício, além de exercer o controle de patrimônio da Fundação. Quanto ao setor financeiro, é responsável por realizar o controle de aplicações financeiras de acordo com a política da Direção e administrar o fluxo de caixa dos fundos contábeis e das contas dos projetos. Também é responsável por executar o pagamento de d despesas previamente autorizadas e gerenciar a abertura e encerramento das contas bancárias.

Departamento de Projetos

​Setor responsável pela tramitação, gerenciamento administrativo e financeiro referente aos convênios e contratos de projetos de extensão, de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico oriundos de instituições públicas e privadas, norteados pelas normas internas da FCO, da UFMG e de cada financiador em específico. Responsável também pelo controle e pelas prestações de contas parcial e final junto aos órgãos financiadores.

Departamento de Compras e Patrimônio

O setor é responsável pelos processos de compras nacionais, incluindo negociação com fornecedores no sentido de assegurar as melhores condições na aquisição de materiais permanente e de consumo, e de  serviços solicitados pelos coordenadores de dos projetos, nos termos das legislações aplicáveis. O setor também é responsável pelos processos de transferência à UFMG dos bens duráveis móveis e imóveis adquiridos pela FCO, para que sejam devidamente patrimoniados.

Departamento de Importação

Setor responsável pela execução das atividades pertinentes aos processos de importação/exportação de materiais permanentes e de consumo necessários ao desenvolvimento dos projetos de pesquisa e de inovação tecnológica. Responsável também pelo apoio a FCO em todas as atribuições relacionadas ao COMEX e CNPq, e por encaminhar ao setor de patrimônio a documentação necessária ao estabelecimento dos termos de guarda dos bens duráveis importados.

Departamento de Pessoal e de Recursos Humanos

Responsável por coordenar e controlar as operações relativas ao RH, aos processos de admissão e demissão, elaborando as folhas de pagamento CLT, pessoa física, bolsistas, estagiários e seus respectivos encargos. Responsável também pela gestão da política de pessoal, administrando os planos de capacitação continuada da força de trabalho e mantendo atualizados os cadastros e informações pertinentes. Além de manter o setor atualizado em relação às legislações vigentes e atendimento aos órgãos de fiscalização.

Departamento de Tecnologia da Informação

Identificando e implantando soluções conjuntas de sistemas e de infraestrutura de TI para maior integração das informações que dão suporte à gestão, em função do crescimento da instituição. Responsável também por gerenciar o banco de dados e o site da Fundação, além de fornecer apoio técnico e treinamento aos funcionários na área de informática.

Back to top