Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional da FCO é constituída pelos Conselhos Superiores, pela Diretoria Executiva, ocupada pelo Diretor Presidente do Conselho Diretor, pela Assessoria Jurídica, pela Gerência Geral e pelos Departamentos operacionais conforme organograma abaixo.
Os Conselhos Superiores são compostos pelo Conselho Curador, pelo Conselho Diretor, e pelo Conselho Fiscal e suas atribuições e competências são regulamentadas pelo “Estatuto Social da FCO”.
Conselhos Superiores da FCO com mandatos de 2021 a 2025
Conselho Curador
O Conselho Curador é o órgão deliberativo da Fundação e é composto por 9 membros, sendo 5 deles indicados pelo Conselho Universitário da UFMG, 3 membros indicados pela Congregação da Escola de Engenharia e um membro representante de Entidades Científicas externas à UFMG, indicado pelo Diretor da Escola de Engenharia (EE).
- Membros Indicados pelo Conselho Universitário da UFMG
Prof. Francisco Vidal Barbosa – Faculdade de Ciências Econômicas
Prof. Herman Sander Mansur – Escola de Engenharia
Prof. Luis Antônio Aguirre – Escola de Engenharia
Prof. Marcelo Resende de Souza – Escola de Veterinária
Prof. Paulo Gustavo Von Kruger – Escola de Arquitetura
- Membros Indicados pela Congregação da Escola de Engenharia da UFMG
Prof. José Osvaldo Saldanha Paulino – Presidente
Funcionária Maria Geralda Lopes
Prof. Ramon Pereira da Silva
- Membro representante de Entidades Científicas Indicado pelo Diretor da EE
Engenheiro Luiz Augusto de Barros
Conselho Diretor
O Conselho Diretor é o órgão administrativo da Fundação e é composto por 5 membros, sendo 4 deles indicados pela Congregação da Escola de Engenharia e um membro indicado pelo Diretor da EE.
- Membros Indicados pela Congregação da Escola de Engenharia da UFMG
Prof. Alexandre Queiroz Bracarense – DEMEC (Aposentado)
Profa. Andréia Bicalho Henriques – DEMIN
Prof. Antônio Neves de Carvalho Júnior – DEMC
Prof. Luiz Carlos Santos – DEQ
- Membro Indicado pelo Diretor da EEUFMG
Prof. Benjamin Rodrigues de Menezes – Diretor Presidente
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal é o órgão de controle interno da Fundação e é composto por 3 membros, sendo todos eles indicados pela Congregação da Escola de Engenharia
Membros Indicados pela Congregação da Escola de Engenharia da UFMG
Prof. Roberto Galery – Presidente
Funcionária Maria Aparecida Pacheco
Funcionário Romel Ribeiro Drumond Zagnoli
Comitê de Ética e Transparência
O Comitê de Ética e Transparência é responsável pela implantação do Código de Integridade e Transparência da FCO, ação que compõe o Programa de Gestão Corporativa – FCO em Movimento.
Estrutura Administrativa da FCO
A estrutura administrativa da FCO é assim composta:
- A Direção Executiva, ocupada pelo Diretor Presidente do Conselho Diretor;
- Pela Gestão Administrativa composta pela Gerência Geral, Gerência de Projetos, Assessoria Jurídica e 11 Departamentos Operacionais
A figura abaixo ilustra a constituição da Estrutura Administrativa da FCO.

Diretor Executivo
O cargo de Diretor Executivo da FCO é exercido pelo Diretor Presidente do Conselho Diretor, cujas competências e atribuições são regulamentadas pelo “Estatuto Social da FCO”
Corpo Administrativo da FCO
Responsável pela gestão administrativa e financeira dos contratos, convênios, ajustes e parcerias ou outros instrumentos congêneres firmados com a Fundação.
Gerência Geral
Gerência responsável por todos os processos administrativos, financeiros e contábeis, atuando ativamente na execução das decisões do Diretor Presidente da Fundação. Esta Gerência responde pela integração de todas atividades dos departamentos que compõem a estrutura organizacional da fundação, tendo como suporte a Gerência de Projetos.
Assessoria Jurídica
Setor responsável pela postulação e defesa nos órgãos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, do Poder Executivos e setores administrativos, bem como das atividades de emissão de pareceres e orientações referentes aos instrumentos legais, na prática de atos estatutários e de assuntos que possam implicar obrigações para a Fundação.
Gerência de Projetos
Gerência responsável pelos processos operacionais de captação e execução dos projetos. Esta Gerência também responde pelo desenvolvimento e capacitação do corpo de funcionários de todos os departamentos que compõem a estrutura organizacional da fundação. Além do mais, responde pela comunicação interna e externa da Fundação.
Departamento Contábil
Este Departamento é responsável pelos lançamentos das despesas e receitas segundo classificação contábil. Também é responsável por elaborar os balancetes e os demonstrativos de resolução de cada exercício, além de exercer o controle de patrimônio da Fundação.
Departamento Financeiro
Este Departamento é responsável por realizar o controle de aplicações financeiras de acordo com a política da Direção e administrar o fluxo de caixa dos fundos contábeis e das contas dos projetos, contas a pagar e a receber. Também é responsável por executar o pagamento de despesas previamente autorizadas e gerenciar a conciliação, abertura e encerramento das contas bancárias.
Departamento de Pessoal
Este Departamento é responsável por coordenar e controlar as operações relativas ao RH, aos processos de admissão e demissão, elaborando as folhas de pagamento CLT, pessoa física, bolsistas, estagiários e seus respectivos encargos. Responsável também pela gestão da política de pessoal, administrando os planos de capacitação continuada da força de trabalho e mantendo atualizados os cadastros e informações pertinentes. Além de manter o setor atualizado em relação às legislações vigentes e atendimento aos órgãos de fiscalização.
Departamento de Tecnologia da Informação
Este Departamento é responsável pela identificação e implantação de soluções conjuntas de sistemas e de infraestrutura de TI para maior integração das informações que dão suporte à gestão, em função do crescimento da instituição. Responsável também por gerenciar o banco de dados e os sites da Fundação, além de fornecer apoio técnico e treinamento aos funcionários na área de informática.
Departamento de Projetos
Este Departamento é responsável pela execução do gerenciamento administrativo e financeiro referente aos convênios e contratos de projetos de extensão, de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico oriundos de instituições públicas e privadas, norteados pelas normas internas da FCO, da UFMG e de cada financiador em específico.
Departamento de Prestação de Contas
Departamento responsável pela elaboração, controle e pelas prestações de contas parcial e final junto aos órgãos financiadores, visando assegurar a máxima transparência e responsabilidade na administração dos recursos financeiros. Seguindo rigorosamente as atuais legislações, normas e regras para assegurar o cumprimento de todas as obrigações contratuais.
Departamento Administrativo
Responsável pelo controle de agenda de toda a equipe, em especial as agendas do Diretor Presidente da FCO e dos gerentes. É ainda responsável por recepcionar os clientes internos e externos a FCO, garantido que estes sejam direcionados à atendimentos específicos, na busca de um atendimento ágil e de qualidade. Soma-se a suas funções, inúmeras atividades rotineiras de auxílio à operacionalização das atividades da fundação.
Departamento de Compras e Patrimônio
Este Departamento é responsável pelos processos de compras nacionais e de importação/exportação, incluindo negociação com fornecedores no sentido de assegurar as melhores condições na aquisição de materiais permanente, de consumo e de serviços
necessários ao desenvolvimento dos projetos de extensão, de pesquisa e de inovação tecnológica. O Departamento é também responsável pelas atribuições relacionadas ao COMEX e CNPq. O setor tem também a responsabilidade pelos processos de transferência à UFMG dos bens duráveis móveis e imóveis adquiridos pela FCO, para que sejam devidamente patrimoniados.
Departamento de Gestão de Parcerias
O Departamento tem como atribuições principais:
- Formalizar as relações de parceria entre empresas públicas/privadas e a UFMG, por meio de instrumentos jurídicos variados;
- Possibilitar, através da gestão administrativa e financeira da fundação de apoio, a execução de projetos de toda natureza (PD&I, prestação de serviços, extensão, cursos abertos/fechados e de especialização);
- Realizar o cadastro da FCO em portais diversos, possibilitando sua interação comercial com empresas e órgãos públicos, e atualizações cadastrais, quando necessário.
ELO – Escritório de Ligação
O ELO é responsável por estabelecer e fortalecer a comunicação entre unidades acadêmicas da UFMG e empresas públicas e privadas parceiras, com o objetivo de captar projetos de cooperação. Além disso, o ELO auxilia os coordenadores de projetos com a documentação e acompanhamento das propostas submetidas, além de divulgar editais de fomento. Outra função do ELO é mapear tecnologicamente pesquisadores e laboratórios da UFMG para serem cadastrados no portal, permitindo maior interação da UFMG com as empresas.
Departamento de Comunicação
Departamento responsável pela comunicação interna à Fundação e externas com seus parceiros UFMG e financiadores de projetos. As atividades abrangem a produção de reportagens, edição de notícias e informativos de divulgação das atividades gerenciadas e apoiadas pela Fundação, além de acompanhamento e atualização dos seus sites.