Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha (31) 3409-1900

Curso de Extensão: Transição Energética Descarbonização e Novos Mercados

Curso de Extensão: Transição Energética Descarbonização e Novos Mercados

A transição energética é um processo desafiador que envolve a descarbonização dos processos industriais, do sistema de transporte e das fontes primárias de energia, com o objetivo de mitigar os fatores que impactam na mudança do clima. Um dos desafios do uso de tais fontes surge pelo fato delas serem intermitentes, não transportáveis e não armazenáveis e, portanto, devem ser usadas localmente ou enviadas para uma rede de distribuição.

Nesse sentido, o hidrogênio surge como um vetor capaz de armazenar a energia excedente disponibilizando-a de acordo com as necessidades locais. O hidrogênio pode ser obtido de várias fontes e dependendo do processo usado a produção é de baixíssima emissão de carbono e de gases de efeito estufa.

Entretanto, a chamada cadeia do Hidrogênio envolve mais do que a sua obtenção. É necessário compreender o processo como um todo desde a produção até o uso final. O uso de energias renováveis, os processos de captura de CO2 do meio ambiente para produção de combustíveis sintéticos, os processos eletroquímicos e o uso de rejeitos sólidos e biomassa na produção de hidrogênio, são apenas exemplos atuais de ideias que figuram nas pautas de novos mercados e reindustrialização para uma vida mais sustentável.

Objetivo Geral

O curso tem como objetivo conscientizar e qualificar os profissionais da área de energia, química, engenharias, economia e afins ao tema da urgência de ações visando mitigar as mudanças climáticas em especial as ações que levem a diminuição dos gases de efeito estufa, GEE.

Objetivos Específicos

Promover o e atualizar conhecimentos nos campos: das transições energéticas para processos de produção de energia com baixa emissão de CO2 e outros gases, da sustentabilidade; das células a combustível; da mobilidade elétrica; dos biocombustíveis e combustíveis sintéticos; do hidrogênio; da produção de materiais ditos verdes como aço, amônia; dentre outros.

Metodologia

O curso será ofertado na forma de EAD com aulas síncronas. As aulas serão gravadas e disponibilizadas aos alunos por um período a ser definido, anterior as avaliações. Módulos irão compor a grade curricular com aulas ministradas em datas previamente indicadas. As aulas serão ministradas por diferentes professores com cerca de 2h de duração cada, O curso terá duração de 40 horas.

Plano de acompanhamento e avaliação

Os estudantes terão acompanhamento direto do coordenador. Inicialmente o coordenador dará apoio máximo aos estudantes, no sentido de complementar as suas formações básicas para a realização do plano de atividades.

No fim do curso o aluno deverá apresentar um relatório comentando as atividades realizadas e sugerindo melhoria sobre o desenvolvimento do curso.

Período de Inscrição: 01/07/2023 à 29/09/2023

Período de Realização do Curso: 01/09/2023 à 30/11/2023

Carga Horária: 40 horas

Valores das inscrições:

R$ 400 para alunos doutorandos ou mestrandos (Enviar comprovante de matrícula para o e-mail projetos3@fco.org.br)

R$ 800 para profissionais de empresas e outros

Link da inscrição

Back to top