Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha (31) 3409-1900

UFMG

A FCO foi credenciada como Fundação de Apoio da UFMG desde a década de 70 e tem realizado a gestão de uma parcela importante dos projetos de interação entre a Universidade e a Sociedade. 

A FCO é a principal gestora das parcerias realizadas entre Escola de Engenharia da UFMG e os órgãos públicos e privados, respondendo pela gestão administrativa de financeira de aproximadamente 90% dos projetos.

FCO é afiliada ao CONFIES
O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – É uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centena de fundações afiliadas em todo o território nacional.

O Fórum Faipes reúne, anualmente, dirigentes e integrantes das Fundações de Apoio de Minas Gerais para refletirem e discutirem sobre temas de interesse para a atuação e o desenvolvimento das instituições

Órgãos de Fomento

A FCO tem realizado a gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação entre a UFMG e diversos órgãos de fomento, sobretudo por serem estratégicos para a Universidade e para seus pesquisadores.

Órgãos Públicos

A FCO possui tradição na gestão de projetos de pesquisa e de inovação de interesse público dos diversos órgãos dos governos federal, estadual e municipal, financiados por diversas suas agências.

Importante também destacar a parceria com as Agências Reguladores e de Desenvolvimento Estratégico para o Brasil em várias áreas.

Empresas Mistas

Tradicionalmente a FCO tem realizado a gestão de projetos de desenvolvimento de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico de interesse mútuo das empresas de capital misto. Neste contexto, existe um portfólio importante de processo e produtos inovadores desenvolvidos entre estas empresas e a Universidade, com interveniência da Fundação.

Empresas Privadas

       A FCO, desde sua fundação, tem viabilizado a parceria entre a UFMG e as Empresas Privadas com duplo objetivo. Por um lado, possibilitando o desenvolvimento tecnológico e a transferência de conhecimento às empresas com sede no Brasil, melhorando assim a sua competitividade no mercado nacional e internacional.

      Pelo lado da Universidade, sendo um campo de aprimoramento do conhecimento técnico de seus pesquisadores e na contribuição na formação de seus alunos. O número de empresas parceira é muito grande e continua crescendo.

       Para exemplificar, será relacionado abaixo as empresas parceiras mais assíduas nos últimos anos:

 

Back to top