Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha (31) 3409-1900

Curso de Especialização em Soldagem

Curso de Especialização em Soldagem

Resultado do processo seletivo: Cronograma de entrevistas

Apresentação:

Como na maioria dos setores de infraestrutura do País, a indústria metal mecânica brasileira sofre com a falta de profissionais qualificados para desenvolver novos projetos, principalmente na área da Soldagem, em que as exigências tecnológicas são muitas. Destinado a atender engenheiros e tecnólogos envolvidos com projetos e fabricação de equipamentos e componentes soldados, a Escola de Engenharia, através do Departamento de Engenharia Mecânica criou o curso de Especialização em Soldagem. O curso será realizado em parceria com a ABS (Associação Brasileira de Soldagem), e objetiva formar especialistas da graduação em Engenharia Plena ou tecnologia (Tecnólogo) que além de receber o certificado de especialização UFMG ainda poderão se candidatar à Certificação como Engenheiro Internacional de Soldagem pelo IIW (International Institute of Welding). Esta certificação é realizada no Brasil pela ABS, através de provas específicas realizadas anualmente. Para realizar esta prova o candidato deverá ter concluído o Curso de Especialização em Engenharia de Soldagem e pagar uma taxa a parte.

O curso tem uma carga horária total de 435h e a duração de 24 (vinte e quatro) meses. ​Será ministrado no formato presencial às sextas e sábados, nos horários de 19:00 às 21:30 e de 08:00 as 11:40 e 12:40 às 16:10 horas, respectivamente nas dependências da Escola de Engenharia da UFMG. As aulas serão ministradas no sistema remoto enquanto durar a paralização das atividades presenciais na UFMG, em virtude do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19.

Público Alvo:

O curso se destina aos profissionais em nível de formação de cursos superior, que atuem de forma direta e indiretamente em soldagem e que tenham interesse em se atualizar, capacitando-os para os novos desafios do mercado altamente competitivo, com grande exigência de produtividade e qualidade a que são expostos as indústrias e os profissionais no cenário internacional. No entanto, somente poderão se candidatar ao diploma IWE (Engenheiro Internacional de Soldagem) aqueles que já possuem o diploma de engenheiro ou o de tecnólogo de nível superior, este último com dois anos de experiência em soldagem. Outros portadores de diploma de curso superior poderão fazer o curso, porém não estarão habilitados a prestar os exames específicos do IIW para a obtenção do diploma internacional.

Objetivos Específicos e Benefícios do Curso

  • Suprir a carência na formação de pessoal em tecnologia da soldagem e áreas afins no cenário nacional, atendendo as demandas dos sistemas de qualidade baseados ou similares ao ISO 9000;
  • Formar engenheiros especialistas na área de soldagem de forma plena, através de um programa em conformidade com os requisitos internacionais do International Institute of Welding – IIW, atendendo não somente as exigências do MEC para cursos de pós-graduação em nível lato sensu, mas também para qualificação como IWE (International Welding Engineer ou Engenheiro Internacional de Soldagem);
  • Reciclar profissionalmente engenheiros brasileiros, através da iniciação a metodologias de P&D&I, capacitando-os para liderar processos de evolução e de transformação tecnológica;
  • Aumentar a capacitação tecnológica das empresas pela experiência de vivenciar o aperfeiçoamento de profissionais de seus quadros e pela possibilidade da interação com a Instituição;

Inscrições: 10/02/2021 a 08/03/2021, INSCREVA-SE AQUI.

O valor da taxa é de R$100,00.

Processo seletivo: A seleção será feita através de análise de curriculum e entrevista

Início previsto das aulas: 07/05/2021

Investimento: 24 X R$1.190,00

Edital: CURSO DE SOLDAGEM

Ficha de inscrição: FICHA INSCRIÇÃO SOLDAGEM

Página do curso: possoldagem.demec.ufmg.br

Dúvidas: possoldagem@demec.ufmg.br  3409-3551 – Alexandre

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 O curso terá uma estrutura baseada na divisão em 4 módulos: -Processos de Soldagem e Equipamentos (150 horas-aula);- Materiais e seus comportamentos durante a soldagem (105 horas-aula); – Projeto e Construção (60 horas-aula) e Fabricação e Engenharia de Aplicação (120 horas-aula). Cada módulo se subdivide em tópicos, que são detalhados por itens.

MÓDULO 1 – PROCESSOS E EQUIPAMENTOS (MPROC)

– Disciplina Processos e Equipamentos de Soldagem I

Descrever os principais processos de soldagem a gás e a arco elétrico e técnicas correlatas; entender os princípios de funcionamento de tais processos e técnicas; diferenciar a aplicabilidade de cada processo e técnica e elaborar procedimentos de soldagem, baseado em aspectos técnicos e econômicos dos processos; descrever e diferenciar defeitos de soldagem, identificando origens e propondo soluções; reconhecer os principais fatores (fontes) de risco à saúde, higiene e segurança do trabalho.

– Disciplina Processos e Equipamentos de Soldagem II

Descrever os principais processos de soldagem especiais e técnicas correlatas; entender os princípios de funcionamento de tais processos e técnicas; diferenciar a aplicabilidade de cada processo e técnica e elaborar procedimentos de soldagem, baseado em aspectos técnicos e econômicos; descrever e diferenciar defeitos de soldagem, identificando origens e propondo soluções; reconhecer os principais fatores (fontes) de risco à saúde, higiene e segurança do trabalho.

– Disciplina Processos e Equipamentos de Soldagem III (Habilidade Prática)

Adquirir habilidade básica mínima para manusear os principais processos de soldagem a arco e operações afins e selecionar/regular na prática os principais parâmetros dos principais processos de soldagem, em função do material, espessura e posição de soldagem.

MÓDULO 2 – MATERIAIS E SEUS COMPORTAMENTOS DURANTE A SOLDAGEM

– Disciplina Materiais I

Dominar os fundamentos de metalurgia e siderurgia clássica, de tal forma a compreender e prever propriedades e características dos principais materiais usados em engenharia. Apontar ensaios (mecânicos e químicos) para seleção, caracterização e qualificação de materiais.

– Disciplina Materiais II

Dominar os fundamentos da metalurgia da soldagem nos diversos tipos de materiais, permitindo uma fácil relação entre as características de soldabilidade das ligas especiais e não-ferrosas e suas propriedades.  Identificar os defeitos, e suas respectivas causas, de origem metalúrgica (trincas), para fazer planejamento de prevenção.

MÓDULO 3 –  PROJETO E CONTRUÇÃO (MPROJ)

–  Disciplina Projeto e Construção

Dominar os princípios básicos de resistências dos materiais e da mecânica da fratura, entender os principais mecanismos de geração e ação das forças que agem sobre uma estrutura metálica, selecionar tipos de juntas em função das características operacionais do processo e de resistência mecânica, identificar projetos estruturais com simbologia e conhecer como realizar cálculos estruturais a partir de procedimento normalizados, de tal forma a ser capaz de fazer análise crítica da elaboração e aplicação de projetos de juntas soldadas, submetidas aos diversos tipos de solicitações.

 MÓDULO 4 – FABRICAÇÃO E ENGENHARIA DE APLICAÇÃO (MFAB)

– Disciplina Fabricação I

Conhecer, a partir da fundamentação teórica, técnicas práticas de fabricação que minimizem tensões e distorções e facilitem a operação de soldagem através de dispositivos, a ponto de selecionar opções mais adequadas para diferentes situações. Deverá também saber reconhecer as necessidades e usar os procedimentos para a garantia, controle de qualidade e segurança e saúde do trabalho, permitindo plena compreensão das características da fabricação de juntas soldadas com qualidade.

– Disciplina Fabricação II

Conhecer, a partir da fundamentação teórica, como fazer uma análise de custo, usar técnicas de manutenção e avaliar a adequabilidades ao uso de uma dada operação de soldagem. Deverá também ter a experiência de se fazer um planejamento global que envolva todas as fases de uma soldagem, a partir do objetivo de uma junta a ser soldada.

Resultado do processo seletivo: Cronograma de entrevistas

LISTA APROVADOS

Back to top