Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha (31) 3409-1900

Curso EaD de Especialização em Tecnologia e Qualificação em Soldagem – 2º Semestre de 2024

Curso EaD de Especialização em Tecnologia e Qualificação em Soldagem – 2º Semestre de 2024

Apresentação:

Como na maioria dos setores de infraestrutura do País, a indústria metal mecânica brasileira sofre com a falta de profissionais qualificados para desenvolver novos projetos, principalmente na área da Soldagem, em que as exigências tecnológicas são muitas. Destinado a atender engenheiros e tecnólogos envolvidos com projetos e fabricação de equipamentos e componentes soldados, a Escola de Engenharia, através do Departamento de Engenharia Mecânica criou o curso de Especialização em Soldagem.

O curso será realizado em parceria com a ABS (Associação Brasileira de Soldagem), e objetiva formar especialistas da graduação em Engenharia Plena ou tecnologia (Tecnólogo) que além de receber o certificado de especialização UFMG, ainda poderão se candidatar à certificação como Engenheiro Internacional de Soldagem pelo IIW (International Institute of Welding). Esta certificação é realizada no Brasil pela ABS, através de provas específicas realizadas anualmente. Para fazer esta prova, o candidato deverá ter concluído o Curso de Especialização em Engenharia de Soldagem e pagar uma taxa à parte.

O Curso de Especialização em Tecnologia e Qualificação em Soldagem, será realizado na modalidade de Ensino a Distância (EaD). A parte teórica (390 horas-aula) será toda desenvolvida no formato EaD e a parte prática (75 horas-aula) acontecerá no formato presencial, nas dependências do Laboratório de Robótica, Soldagem e Simulação do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG. As provas, ao final de cada módulo e o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), ao final do curso, também acontecerão de forma presencial. O curso tem a duração de 24 (vinte e quatro) meses, e as aulas serão ministradas às sextas-feiras, de 19:00 às 21:30 e aos sábados, de 08:00 às 16:10 horas, de forma síncrona e assíncrona.

Público Alvo:

O curso se destina aos profissionais em nível de formação de cursos superior, que atuem de forma direta e indiretamente em soldagem e que tenham interesse em se atualizar, capacitando-os para os novos desafios do mercado altamente competitivo, com grande exigência de produtividade e qualidade a que são expostos às indústrias e os profissionais no cenário internacional. No entanto, somente poderão se candidatar ao diploma IWE (Engenheiro Internacional de Soldagem) aqueles que já possuem o diploma de engenheiro ou o de tecnólogo de nível superior, este último com dois anos de experiência em soldagem. Outros portadores de diploma de curso superior poderão fazer o curso, porém não estarão habilitados a prestar os exames específicos do IIW para a obtenção do diploma internacional.

Objetivos Específicos e Benefícios do Curso:

  • Suprir a carência na formação de pessoal em tecnologia da soldagem e áreas afins no cenário nacional, atendendo as demandas dos sistemas de qualidade baseados ou similares ao ISO 9000;
  • Formar engenheiros especialistas na área de soldagem de forma plena, através de um programa em conformidade com os requisitos internacionais do International Institute of Welding – IIW, atendendo não somente as exigências do MEC para cursos de pós-graduação em nível lato sensu, mas também para qualificação como IWE (International Welding Engineer ou Engenheiro Internacional de Soldagem);
  • Reciclar profissionalmente engenheiros brasileiros, através da iniciação a metodologias de P&D&I, capacitando-os para liderar processos de evolução e de transformação tecnológica;
  • Aumentar a capacitação tecnológica das empresas pela experiência de vivenciar o aperfeiçoamento de profissionais de seus quadros e pela possibilidade da interação com a Instituição;

Conteúdo Programático:

O curso terá uma estrutura baseada na divisão em 5 módulos: Processos de União (165 horas-aula); Metalurgia da Soldagem (105 horas-aula); Construção e Projeto de Estruturas Soldadas (60 horas-aula); Aplicação de Engenharia de Soldagem (120 horas- aula) e Trabalho de Conclusão do Curso (15 horas-aula). Perfazendo uma carga horária total de 465 horas-aula/31 créditos. Cada módulo se subdivide em tópicos, que são detalhados por itens. Será oferecido um módulo a cada período letivo. O Trabalho de Conclusão de Curso é de autoria individual e deverá ser elaborado ao longo do curso com a ajuda da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica. O aluno deverá apresentá-lo ao final do curso, a uma banca de examinadores, em sessão pública e de forma presencial.

As inscrições serão realizadas no período de 15/04/2024 até as 23h59min do dia 31/05/2024, exclusivamente pela internet no link:

Inscrições aqui

ATENÇÃO: A documentação solicitada deve ser enviada em um único arquivo, no formato PDF, na ordem rigorosa em que são solicitados no ato da inscrição. Somente serão deferidos para análise as inscrições que estiverem com a documentação completa e no formato solicitado.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00.

INVESTIMENTO – O valor do investimento total do curso é de 24 (vinte e quatro) parcelas de R$1.190,00 (hum mil cento e noventa reais) através de boletos bancários, com vencimento no dia 10 de cada mês, sendo a quitação da primeira parcela correspondente a taxa de matrícula.

O início das aulas está previsto para agosto de 2024.

Consulte a Grade Curricular no link:  https://possoldagem.demec.ufmg.br/estruturacurricular/

Edital do curso

Processo seletivo: A seleção será feita através de análise de currículo e entrevista, conforme descrito no edital.

Página do curso: possoldagem.demec.ufmg.br

Informações para candidatura IWE-2024

Informações para bolsa FUMP

Mais informações e/ou dúvidas e-mail possoldagem@demec.ufmg.br ou telefone (31) 3409-3551

Back to top