Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha (31) 3409-1900

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS

O Curso

A Neurociência é uma ciência interdisciplinar que permite profissionais com diversas formações entender desde os fenômenos básicos do cérebro, como processos de comunicação neuronal, até os mecanismos mais complexos envolvidos, por exemplo, no processo de aprendizagem-memória e comportamento, assim como mecanismos envolvidos com doenças do sistema nervoso. O interesse por esta área tem aumentado muito nas últimas décadas e, por isso, de forma ininterrupta há mais de 20 anos, o Curso de Especialização em Neurociências é ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais. O curso tem por objetivo fornecer embasamentos teóricos e práticos para capacitar profissionais de nível superior no que diz respeito à compreensão de fenômenos na área de neurociência, além da aplicação do conhecimento em contextos da vida.

O curso tem 360 horas, com disciplinas divididas em três grandes áreas temáticas: Fundamentos de Neurociências, Técnicas em Neurociências e Neurociências e suas Contribuições. A área de concentração Fundamentos de Neurociências é dividida em disciplinas que contemplam neuroanatomia, neurofisiologia, interações do sistema nervoso com outros sistemas e neuropsicofarmacologia. A área de concentração Técnicas em Neurociências é dividida em disciplinas que contemplam o conhecimento de experimentação animal e clínica, método científico e estatística, além da orientação do trabalho de conclusão de curso. A área de concentração Neurociências e suas Contribuições é dividida em disciplinas que contemplam o conhecimento de funções cognitivas e comportamento, condições clínicas nas diferentes fases da vida, estratégias de ensino e aprendizagem, assim como aplicações em outras áreas de interesse.

A infraestrutura do curso é compartilhada com os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Neurociências e conta com a participação de professores de diversos departamentos e unidades da UFMG, que além de reforçar o caráter interdisciplinar do curso permite ao aluno estar em contato com grande parte das pesquisas que são desenvolvidas na área.

Objetivos

O Curso de Especialização em Neurociências tem caráter formativo, e por isso, pode ser cursado por profissionais das mais diferentes áreas de formação. A organização pedagógica do curso está voltada para fornecer aos alunos fundamentos teóricos e práticos direcionados à compreensão de fenômenos na área das neurociências e comportamento.

Público-alvo

Profissionais de TODAS as áreas de conhecimento. Medicina, Psicologia, Fisioterapia Fonoaudiologia, Enfermagem, Terapia ocupacional, Engenharias, Educação física, Biologia, Farmácia, Biomedicina, Administração, Economia, Ciências Sociais, Direito, Música, Musicoterapia, Pedagogia.

Processo seletivo: A seleção será feita através de análise de currículo e entrevista

ATENÇÃO: As inscrições serão válidas apenas mediante pagamento e envio da documentação através do site do programa de Pós-graduação em Neurociências

Edital do curso

Inscreva-se aqui.

Visite o site.

Back to top