Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha (31) 3409-1900

Curso de Especialização em Fontes Renováveis EAD – Geração, Operação e Integração

Curso de Especialização em Fontes Renováveis EAD – Geração, Operação e Integração

O curso

O uso de fontes renováveis de energia não é algo novo, principalmente no contexto brasileiro que desde os primórdios tem sua matriz predominante renovável, porém focada apenas em uma fonte: a energia hidráulica captada em grandes centrais hidroelétricas. Mais recentemente no mundo, incluindo o Brasil, tem crescido a diversidade do uso de fontes renováveis, também chamadas fontes alternativas de energia. Nesse contexto tem-se novas tecnologias de sistemas de conversão com o uso da energia eólica, fotovoltaica, heliotérmica, biomassa e também a energia hidráulica, porém em pequenas centrais hidrelétricas (PCH).

Essas “novas fontes” de energia representam novas formas de geração, ocasionando novas formas de operação e integração com a rede elétrica, como, por exemplo o desenvolvimento da Geração Distribuída (GD). O elevado volume de investimentos por parte das concessionárias de energia e de órgãos governamentais atrelados às regulamentações da ANEEL no que diz respeito à chamada GD, representa uma necessidade de aprimoramento dos profissionais do setor e formação de especialistas para esse mercado em expansão. A previsão é que até 2030 a participação de fontes renováveis, excluindo a hidráulica, representará 33% da matriz energética brasileira (fonte: Plano Decenal de Expansão de Energia 2030, EPE). Acresce-se o grande apelo em relação aos aspectos positivos ao meio ambiente do uso de fontes renováveis de energia, maximizando sua importância.

Nesse contexto, a Especialização em Fontes Renováveis: Geração, Operação e Integração vem oferecer uma formação especifica que contempla todos esses temas, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados. O curso é ofertado pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, contando com professores com larga experiência em cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Objetivo

Capacitar e qualificar profissionais no tema energias renováveis e suas vertentes. O Curso oferecido abordará as principais fontes renováveis: eólica, fotovoltaica, heliotérmica, biomassa e biocombustíveis, hidráulica (pequenas centrais hidrelétricas), assim como temas correlatos e que vem ganhando notoriedade, como os sistemas de armazenamento de energia e o “hidrogênio renovável”.  Os conteúdos são focados aos aspectos da geração de energia elétrica, aspectos econômicos e questões relacionadas ao impacto do uso dessas fontes na rede elétrica.

Diferencial

Corpo docente formado exclusivamente por doutores na área, possibilitando um sólida formação nas disciplinas e orientação de Trabalho Final para desenvolvimento de projetos de engenharia aplicada. Um curso de especialização na UFMG abre portas não só para o mercado, mas para a realização de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. É importante salientar que as disciplinas cursadas na especialização podem ser aproveitadas em nível de mestrado no PPGEE/UFMG.

Público-alvo

Engenheiros Eletricistas, Mecânicos, de Controle Automação, de Sistemas, de Energia e áreas afins. A critério da comissão de seleção poderão ser aceitos profissionais com experiência na área, porém sem formação em engenharia.

Carga Horária e Duração

O curso possui carga horária total de 360h e ao final o aluno deverá realizar um trabalho de conclusão na forma de um artigo cientifico ou uma monografia.

Duração das disciplinas: 3 semestres letivos + 6 meses para Trabalho de Conclusão  (Duração Total: 24 meses)

Aulas EAD

Aulas remotas síncronas: terças, quartas e quintas de 19h às 22h. As aulas serão gravadas e disponibilizadas durante a duração da disciplina;

Aulas seguem o calendário letivo UFMG – março a julho (1o semestre) e agosto a dezembro (2o semestre);

Uma vez por semestre encontro presencial para aulas práticas e avaliações.

Investimento

  • 24 parcelas mensais de R$ 698,15

  • À vista em parcela única com desconto de 15% = R$ 14.242,26.

SELEÇÃO 1º SEMETRE 2024 – TURMA EAD

Back to top