Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha (31) 3409-1900

iFAQ-FCO

Normas e Orientações

Os documentos relacionados aos procedimentos administrativos e operacionais das atividades da FCO podem ser divididos em três categorias:
  • NORMAS – Legislação que regulamenta os procedimentos internos da FCO;
  • FORMULÁRIOS – Documentos necessários à operacionalização dos projetos de acordo com o tipo de acordo;
  • ORIENTAÇÕES – Orientações diversas sobre os procedimentos administrativos e operacionais para execução dos projetos.

i.FAQ.FCO - Perguntas Frequentes

Para o Público em Geral
Qual o Papel da Fundação de Apoio?

Uma Fundação é uma instituição através da qual a sociedade em geral realiza parcerias com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e as Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs).

A Lei Federal 8958/1994 e o Decreto 7423/2010 regulamentam o termo de parceria entre órgãos públicos ou privados com as IFES para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico, sob a interveniência de uma fundação de apoio.A fundação de apoio é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e regidas pela Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil.

A caracterização de uma fundação como de apoio às IFES e aos ICT sé condicionada à aprovação da instituição apoiada e ao prévio registro e credenciamento, por ato conjunto dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, nos termos da referida Lei e da regulamentação estabelecida por este Decreto.

Quem é a Fundação Christiano Ottoni?

É uma Fundação de Apoio à UFMG.

Na década de setenta, um grupo de professores da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a missão de promover a interação entre a Universidade e a Sociedade, decidiram pela criação FCO, para cumprir esta missão com eficiência e qualidade. A FCO foi criada com uma estrutura operacional ágil e especializada para fazer a realização da gestão de projetos de parcerias entre Universidade e os setores públicos e privados.

Uma fundação quando registrada e credenciada como fundação de apoio visa dar suporte aos projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse das instituições apoiadas e, primordialmente, ao desenvolvimento da inovação e da pesquisa científica e tecnológica, criando condições mais propícias a que as instituições apoiadas estabeleçam relações com o ambiente externo.

Hoje, com mais de 40 anos de experiência na Gestão de Projetos, a FCO conta com uma equipe altamente qualificada na gestão administrativa e financeira dos projetos.

Qual a importância da FCO na gestão das Parcerias?

Por ser uma Fundação de Apoio, a FCO faz a gestão das parcerias entre a UFMG e seus parceiros, atuando em todas as fases do estabelecimento do termo de parceria: desde a elaboração da proposta, do planejamento orçamentário, da busca de editais ou da captação de fontes de financiamento e toda orientação para o envio correto da documentação para aprovação pelos órgãos da UFMG e do financiador.

Após a aprovação do termo de parceria, a FCO atua na gestão administrativa e financeira nos processos de compra, importação de material, contratação de pessoal, acompanhamento da realização do plano de trabalho do projeto técnico e, finalmente, na prestação de contas para a UFMG e para o Órgão Financiador. Em outras palavras, a Fundação intermédia todo o processo burocrático no estabelecimento da parceria e na execução do projeto.

Do ponto de vista do pesquisador da UFMG que deseja realizar uma parceria com a iniciativa privada ou com um órgão público, a FCO fornece todo apoio nas interações entre os parceiros e na tramitação da burocrática.

A FCO financia projetos?
Não. A Fundação Christiano Ottoni trabalha para dar suporte na gestão financeira e administrativa de parcerias entre o financiador e o  executor-UFMG, porém não os financia diretamente.
Como obter informações dos projetos sob a gestão da FCO?

As informações dos projetos que estão sob a gestão da FCO estão disponíveis no “Portal da Transparência” disponível no “sítio da FCO” e também no “Portal ELO” do Escritório de Ligação.

O Portal da Transparência da FCO é um banco de dados que tem como objetivo tornar transparente todas as informações das atividades administrativas e financeiras da FCO na gestão dos contratos e convênios entre a UFMG e seus Parceiros.

O Escritório de Ligação ELO tem como suporte uma plataforma contendo informações relevantes das competências e das realizações de projetos inovadores da UFMG e também possui uma equipe de gestão para dar fluência no estabelecimento das interações entre a sociedade em geral e a UFMG.

Qual é a atuação do Ministério Público em relação às Fundações?

O Código Civil – Lei nº 10.406/2002, em seu art. 66, impõe ao Ministério Público Estadual o dever de velar pelas fundações situadas em sua respectiva área de atuação.

O Ministério Público tem responsabilidades na área de fundações privadas, associações de interesse social e outras organizações da sociedade civil que realizam atividades voltadas para o interesse da sociedade. Mais do que fiscalizar, o MP tem o dever de cuidar, proteger e orientar essas entidades.

A atuação do Ministério Público em relação às fundações e às entidades de interesse social decorrem da Constituição Federal e de leis federais e estaduais. O MP acompanha as fundações privadas desde a sua criação até a sua eventual extinção, considerando suas finalidades estatutárias e o objetivo do instituidor e aplicando de maneira correta o patrimônio destinado ao desempenho das atividades.

Para o Parceiro Interno – Pesquisador
Quem é a Fundação Christiano Ottoni (FCO)?
Na década de setenta, um grupo de professores da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a missão de promover a interação entre a Universidade e a Sociedade, decidiram pela criação FCO, para cumprir esta missão com eficiência e qualidade.A Lei Federal 8958/1994 e o Decreto 7423/2010 regulamentam o termo de parceria entre órgãos públicos ou privados com as IFES para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico, sob a interveniência de uma fundação de apoio.A FCO é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e regidas pela Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil.

A caracterização da FCO como fundação de apoio à UFMG é condicionada à aprovação da instituição apoiada e ao prévio registro e credenciamento, por ato conjunto dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, nos termos da referida Lei e da regulamentação estabelecida por este Decreto.

Hoje, com mais de 40 anos de experiência na Gestão de Projetos, a FCO conta com uma equipe altamente qualificada na gestão administrativa e financeira dos projetos.

Qual a importância da FCO na Gestão das Parcerias entre o Órgão Financiador e a UFMG?

As parcerias entre os órgãos financiadores sejam eles públicos ou privados, e a UFMG devem ter a interveniência de uma fundação de apoio.

A FCO faz a gestão destas parceiras, atuando em todas as fases do estabelecimento do termo de acordo: desde a elaboração da proposta, do planejamento orçamentário, da busca de editais ou da captação de fontes de financiamento e toda orientação para o envio correto da documentação para aprovação pelos órgãos da UFMG e do financiador.

Após a aprovação do termo de parceria, a FCO atua na gestão administrativa e financeira nos processos de compra, importação de material, contratação de pessoal, acompanhamento da realização do plano de trabalho do projeto técnico e, finalmente, na prestação de contas para a UFMG e para o Órgão Financiador. Em outras palavras, a Fundação intermédia todo o processo burocrático no estabelecimento da parceria e na execução do projeto.

A FCO fornece todo o suporte ao pesquisador da UFMG que se interessar em realizar uma parceria com a iniciativa privada ou com um órgão público.

A FCO financia Projetos?
A Fundação Christiano Ottoni não financia projetos.
Qual o diferencial da FCO como Fundação de Apoio à UFMG?

Segurança, agilidade e eficiência na gestão de projetos entre a UFMG e seus parceiros.

A FCO está constantemente atualizada com as legislações federais, estaduais e municipais, as especificidades e exigências das instituições parceiras para fazer uma gestão eficiente dos recursos durante a execução do projeto.

Além do atendimento às legislações pertinentes, a FCO possui um Programa de Gestão Corporativa, tendo como eixo principal o seu “Código de Integridade e Transparência” para assegurar um comportamento ético e anticorrupção na relação com seus parceiros.

As portas da FCO estão constantemente abertas para esclarecer as dúvidas da comunidade da UFMG sobre a legislação e os trâmites de aprovação no estabelecimento do termo de parceria com órgãos públicos e com empresas privadas  

Qual o portifólio de projetos sob a gestão da FCO?

As informações do portfólio de projetos que estão sob a gestão da FCO estão disponíveis no  “Portal da Transparência” existente no “sítio da FCO” e também no “Portal ELO” do Escritório de Ligação.

O Portal da Transparência da FCO é um banco de dados que tem como objetivo tornar transparente todas as informações das atividades administrativas e financeiras da FCO na gestão dos contratos e convênios entre a UFMG e seus Parceiros.

O Escritório de Ligação ELO é uma plataforma contendo informações relevantes das competências e das realizações de projetos inovadores realizados pelos especialistas da UFMG e possui como suporte uma equipe de gestão para dar fluência no estabelecimento das interações entre a sociedade em geral e os especialistas da UFMG.

O que é ELO?

O ELO é um Escritório de Ligação da Universidade Federal de Minas Gerais. Inspirado em algumas das maiores universidades do mundo e criado em 2013 pela Escola de Engenharia, ele tem a finalidade de ser um ELO entre academia, o setor produtivo e outras entidades externas.

Atualmente, o escritório é gerido pela FCO, que promove a interação entre a Universidade e as empresas, atuando por meio de uma plataforma online, na qual são disponibilizados dados referentes às competências da UFMG. Estas competências são baseadas nos cadastro dos pesquisadores e de seus projetos já realizados. Os cadastros são realizados por adesão dos pesquisadores ao portal.

Dessa forma, o ELO é um ambiente facilitador entre a universidade e seus parceiros, através de seus centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Sendo assim, o ELO apoia a consolidação da UFMG como executora de PD&I e fomenta o alinhamento entre tecnologias e o mercado, com o objetivo de auxiliar os parceiros a se tornarem mais competitivos e reduzir os riscos associados aos projetos, promovendo ações inovadoras.

O ELO atua como catalisador de oportunidades e une pesquisadores com interesse em oferecer soluções tecnológicas inovadoras aos parceiros externos à UFMG, possibilitando assim a transformação de conhecimentos em modelos de negócio.

Nesse contexto, o escritório conta com uma plataforma que reúne as competências da Escola de Engenharia e de outras áreas da universidade, dispondo de um mapeamento com essas informações em vista de facilitam o contato da sociedade com a academia em busca de soluções, demandas e oportunidades.

Qual a plataforma que a FCO utiliza para fazer a gestão dos projetos?

A FCO utiliza a plataforma Conveniar para fazer a gestão administrativa e financeira dos projetos e que pode ser acessado através do portal da FCO.

O Conveniar é uma das principais plataformas de gestão de projetos para uma fundação de apoio. O sistema de gestão de projetos é automatizado e desenvolvido com foco na gestão de contratos e convênios das fundações de apoio às instituições de ensino e pesquisa.

O sistema oferece cinco diferentes portais de acesso, sendo eles:

Portal do Coordenador

O Portal do Coordenador é um espaço onde os pesquisadores realizarem e acompanharem suas solicitações de pagamento, compras e recebimentos de seus projetos. O acesso à situação financeira do projeto é feita em tempo real. O sistema oferece autonomia ao coordenador nas suas solicitações, desde que estejam de acordo com plano de trabalho aprovado pela UFMG. A comunicação entre o coordenador e a fundação se torna 100% online, não fazendo necessária a presença física do professor na fundação de apoio

Portal da Transparência

O Portal da Transparência, como o próprio nome sugere, garante a transparência dos dados dos projetos. À medida que a gestão é realizada, automaticamente os dados são enviados para este portal, seguindo a Lei 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação LAI) e a Lei 8.958/94.

Portal do Fornecedor

O Portal do Fornecedor publica todas as compras da fundação em um único espaço. É feito o controle das cotações em aberto, listagem dos processos de compra aguardando cotação, inserção de propostas, recebimento de autorizações de fornecimento e todo o processo de comunicação entre fornecedores e fundação.

Portal de Cursos e Eventos

O Portal de Eventos é o local onde estarão disponíveis todos os cursos e eventos geridos pela fundação. Os interessados podem acessar o portal, identificar o evento de maior interesse e, se caso existir Vavá, realizar a sua inscrição e escolhendo a melhor forma de pagamento utilizando a área do inscrito.

Portal de Administração da Fundação

O Portal de Administração da Fundação disponibiliza todas as ferramentas necessárias para a gestão completa dos contratos e convênios de uma fundação de apoio. São doze módulos que abrangem as principais atividades administrativas e financeiras da fundação.

Para o Parceiro Financiador
O que é uma Fundação de Apoio?

É um órgão, de caráter privado, através do qual a sociedade em geral realiza parcerias com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e as Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs).

Uma fundação, quando registrada e credenciada, visa a dar o suporte necessário aos projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse das instituições apoiadas e, primordialmente, ao desenvolvimento da inovação e da pesquisa científica e tecnológica. Dessa forma, as fundações trabalham em busca de criar condições mais propícias para que as instituições apoiadas estabeleçam relações com o ambiente externo.

A Lei Federal 8958/1994 e o Decreto 7423/2010 são os termos legais que regulamentam a parceria entre órgãos públicos ou privados com as IFES para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico, sob a interveniência de uma fundação de apoio. Por sua vez, as fundações de apoio são instituições de direito privado, sem fins lucrativos e regidas pela Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil.

Assim, a caracterização de uma fundação como de apoio às IFES e aos ICTs é condicionada à aprovação da instituição apoiada e ao prévio registro e credenciamento, por ato conjunto dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, nos termos da referida Lei e da regulamentação estabelecida por este Decreto.

Quem é a Fundação Christiano Ottoni?

Em suma, somos uma Fundação de Apoio à UFMG.

Nossa origem remonta à década de setenta, quando um grupo de professores da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a missão de promover a interação entre a Universidade e a Sociedade, decidiram pela criação da FCO, buscando cumprir esta missão com eficiência e qualidade. Por isso, a FCO foi criada com uma estrutura operacional ágil e especializada para fazer a realização da gestão de projetos de parcerias entre Universidade e os setores públicos e privados.

Hoje, com mais de 40 anos de experiência na Gestão de Projetos, a FCO conta com uma equipe altamente qualificada na gestão administrativa e financeira dos projetos.

Qual a importância da FCO na gestão das parcerias?

Por ser uma Fundação de Apoio, a FCO faz a gestão das parcerias entre a UFMG e as entidades externas, atuando em todas as fases do estabelecimento do termo de parceria. Desse modo, iniciamos nossa atuação desde a elaboração da proposta, do planejamento orçamentário, da busca de editais ou da captação de fontes de financiamento, passando pela orientação do envio correto da documentação para aprovação pelos órgãos da UFMG e dos financiadores.

Após a aprovação e assinatura do termo de parceria, a FCO atua na gestão administrativa e financeira nos processos de compra, importação de material, contratação de pessoal e, finalmente, na prestação de contas para a UFMG e para o Órgão Financiador. Em outras palavras, a Fundação faz o intermédio de todo o processo burocrático no estabelecimento da relação contratual e na execução do projeto.

Qual é o diferencial da FCO como Fundação de Apoio?

Segurança, agilidade e eficiência na gestão de projetos entre a UFMG e seus parceiros são o nosso diferencial.

A FCO está constantemente atualizada com as legislações federais, estaduais e municipais, as especificidades e exigências das instituições parceiras para fazer uma gestão eficiente dos recursos durante a execução do projeto.

Além do atendimento às legislações pertinentes, a FCO possui um Programa de Gestão Corporativa, tendo como eixo principal o seu “Código de Integridade e Transparência” para assegurar um comportamento ético e anticorrupção na relação com seus parceiros

A FCO possui um programa de Compliance?

Sim. Na Fundação Christiano Ottoni, os compromissos de ética, lisura e transparência, em qualquer atividade profissional, são uma prioridade. Por isso, durante a realização dos projetos, nossos colaboradores devem levar em conta as múltiplas formas de relacionamento entre todos os agentes envolvidos, seus diversificados interesses, a dinâmica e os valores econômicos envolvidos, e o ritmo das mudanças que fazem parte do cenário atual.

Além de enfrentarem desafios de sustentabilidade e expectativas da sociedade em relação ao exercício da responsabilidade social, as fundações de apoio têm de assegurar um modelo operacional em que os diversos aspectos de suas atividades atendam aos mais elevados padrões éticos e legais.

Por isso, criamos nosso Programa de Compliance, com a finalidade de estabelecer princípios e regras comportamentais aplicáveis diretamente a todos os seus colaboradores. Particularmente, a Fundação já possui um histórico de boas práticas comportamentais, embora somente no início de 2019 formalizou seu “Código de Integridade e Transparência”

Como a FCO pode ajudar no contato com a UFMG?

A Fundação Christiano Ottoni, através do Portal do ELO, pode auxiliar as parcerias e o desenvolvimento de projetos com a UFMG.

No portal, a FCO apresenta um portfólio de especialistas da Universidade, composto por um excelente corpo técnico e científico em várias áreas. Nosso portfólio, especialmente nas áreas das Engenharias, possui um histórico invejável de projetos de desenvolvimento tecnológico inovadores já realizados para o país e uma contribuição significativa para a política acadêmica da UFMG. Além disso, o portfólio que apresentamos está em constante expansão, possibilitando que cada vez mais campos da ciência possam fazer parcerias com empresas ao redor do mundo.

Esse Portfólio pode ser acessado através do link para o site do Escritório de Ligação – ELO. Lá, é possível filtrar a pesquisa para a área do conhecimento desejada, garantindo maior eficácia no contato.

Além da plataforma especializada ELO, a Fundação possui o Portal FCO, com informações gerais sobre a Fundação e a UFMG. Nele, destaca-se o “Portal da Transparência”, onde são relacionados todos os projetos em execução pela UFMG e que estão sob gestão da Fundação.

Além disso, o contato, assim como o conteúdo do que é produzido pela universidade em parceria com a comunidade externa, pode ser acessado pelo Instagram e pelo Linkedin do Escritório de Ligação e da Fundação Christiano Ottoni. Uma outra alternativa para contato é através do email elo@fco.org.br ou pelo telefone (31) 3409-4904. 

O que é ELO?

O Escritório de Ligação ELO tem como suporte uma plataforma contendo informações relevantes das competências e das realizações de projetos inovadores da UFMG e também possui uma equipe de gestão para dar fluência no estabelecimento das interações entre a sociedade em geral e a UFMG.

O ELO, além de promover a interface entre a academia e os setores empresariais e os órgão públicos, também desenvolve ações pela promoção e fomento da inovação e do alinhamento entre as tecnologias e o mercado.

Portanto, o Escritório de Ligação ELO funciona como um  setor de divulgação científica e de captação de parcerias entre a UFMG e o mercado para efetiva promoção do ecossistema de inovação.

Ver Mais

Quais são os principais parceiros da FCO?
Os principais parceiros da Fundação nestes últimos anos são listados na Tabela 2, mostrando a diversidades de atuação e contemplando todo o território nacional. Ver mais
Back to top